BEM-VINDOS À NOVA VIDA DA VELHA IGREJA DA MISERICÓRDIA DA FEIRA!

Ir para o conteúdo

Menu principal:

08JUL202021
BEM-VINDOS À NOVA VIDA DA VELHA IGREJA DA MISERICÓRDIA DA FEIRA!
A reabilitação da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira está em fase de conclusão!

O PROJETO MISERERE ESTÁ A CHEGAR AO FIM!

A conservação e reabilitação da igreja foi atravessada por tempos anómalos e completamente imprevisíveis que abalroaram o entusiasmo inicial. Tínhamo-nos proposto reabilitar um antigo monumento que precisava muito de ser conservado, mas onde ainda era possível entrar para assistir a cerimónias religiosas. Quando a pandemia chegou a igreja tinha ainda os vãos abertos … chovia dentro e já não era sequer possível assistir aí a cerimónias religiosas. As visitas mensais à obra que permitiram durante algum tempo mostrar a evolução da obra tiveram de ser canceladas. Os gastos no Lar de S. Nicolau aumentaram significativamente entorpecendo a coragem. Tivemos medo de não poder honrar o compromisso de devolver dignamente o templo para fruição pública.
Mas não podíamos vacilar. Tivemos de nos reorganizar e retomar o equilíbrio. Demoramos mais tempo, mas a obra aí está para ser visitada e fruída.
Esperava-se poder partilhar o nosso júbilo juntando todos os que nos ajudaram a chegar a este tempo. E de muitos temos obrigação de nos lembrar. Lembramo-nos dos grandes cofinanciadores que foram o Programa Norte 2020, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira. Lembramo-nos das generosas doações de muitos Irmãos da Santa Casa e de muitos outros feirenses. Lembramo-nos de quem carinhosamente participou na compra virtual dos vidrinhos que compõem os vitrais, fazendo-se assim refletir para sempre nesses vitrais. Lembramo-nos dos colaboradores profissionais e voluntários que criaram a obra. Lembramo-nos do estímulo das outras Santas Casas da Misericórdia. Lembramo-nos de todos Irmãos da nossa Santa Casa e de todos os que partilham o nosso júbilo.
No entanto, a situação pandémica que ainda não nos deixou impede-nos de juntar todos a quem gostaríamos de agradecer em conjunto. Por isso, para reduzir o número de pessoas em contacto, de 23 a 31 de julho próximo organizar-se-ão para diferentes grupos, diferentes ações seguidas de visitas guiadas.
Os convites vão ser distribuídos com indicações que tornem possível controlar os participantes em cada uma das ações, distribuindo-os por forma a garantir as condições sanitárias para controlo da pandemia COVID-19. Organizar-se-ão tantas ações quantas as que forem necessárias para que que todos possam visitar e viver a igreja reabilitada em condições de segurança.

Bem-vindos à Nova Vida da Velha Igreja da Misericórdia da Feira!


A Responsável pelo Projeto MISERERE

Maria da Conceição M. Alvim Ferraz
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal